Algumas questões habituais dos nossos utentes
Palavra formada a partir dos radicais gregos, QUIRO e PRAXIS, que significa praticar com as mãos. Esta profissão enfatiza o poder natural do corpo para se recuperar a si mesmo (homeostase).
Questões habituais?
A Quiroprática é uma profissão na área de saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-esquelético, ou seja, ao tratamento de problemas das articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas, bem como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.
Podem beneficiar deste tratamento pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até pessoas de idade bastante avançada. O tratamento é adequado a cada paciente com técnicas específicas para cada idade.
Dores na coluna lombar, hérnia de disco e dor ciática, dores no pescoço, dores de cabeça, dores e tensão muscular, problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.
As actividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam o alinhamento ou movimento normal. Isto é chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral. Com o tempo, estas alterações podem afectar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose.
O diagnóstico específico é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, realização de testes ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afectadas. Caso sejam necessários exames complementares como Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética, serão solicitados.
O tratamento é realizado com dois objectivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Após o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada paciente. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. Deste modo, observa-se uma diminuição significativa da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular.
A prevenção é uma parte muito importante do tratamento. Para pessoas com dores e problemas de coluna é igualmente importante permanecer em actividade. Durante o tratamento, serão dadas orientações para exercícios específicos e de reabilitação, assim como instruções para corrigir e manter uma boa postura.
O tempo de recuperação depende de vários factores, como idade, estilo de vida e duração do problema. Outros factores como tipo de trabalho, dieta, atitude e cooperação são igualmente importantes. O início do tratamento requer visitas mais frequentes que variam de uma a três vezes por semana, nas primeiras semanas, sendo reduzidas à medida que se verifique melhoria e regressão do quadro clínico. É comum os tratamentos durarem entre um a três meses. O objectivo é que a recuperação ocorra no menor tempo possível.
Como todos os métodos terapêuticos, os tratamentos realizados pelos Quiropráticos têm indicações e contra-indicações precisas. Quando realizados por profissionais qualificados, os riscos são extremamente reduzidos. Ao procurar um Quiroprático, certifique-se que possui uma formação compatível com os padrões preconizados internacionalmente
A Quiroprática surgiu em 1895 nos Estados Unidos, quando o pesquisador Daniel David Palmer iniciou o tratamento de pessoas através de manobras manuais, dando à profissão o seu nome actual. A Quiroprática, está hoje, entre as três maiores profissões na área de saúde na América do Norte e na Europa.
Para ser um quiroprático, com a responsabilidade de diagnosticar e prescrever tratamentos, é necessário submeter-se a uma rigorosa formação de nível superior. A Quiroprática é, portanto, um curso de nível universitário com duração entre quatro anos e meio a seis anos (5000 horas), com extensa educação em ciências biomédicas, métodos diagnósticos e prática clínica.
As faculdades de Quiroprática estão localizadas principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Dinamarca, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, México, entre outros. Em Portugal ainda não existe formação a este nível.
Nos países onde a Quiroprática é regulamentada, como Estados Unidos, Canadá e vários países da Comunidade Europeia e da Ásia, é integrada aos sistemas nacionais de saúde. A Federação Mundial de Quiroprática (World Federation of Chiropractic - WFC), é a organização que representa a Quiroprática internacionalmente. Existem cerca de 90 mil Quiropráticos em todo o mundo, dos quais cerca de 65 mil encontram-se nos Estados Unidos.