Clínica de Coluna

Origem e história

 

A profissão de Quiroprático foi fundada em Davenpor (USA), em 1895, por Daniel David Palmer. Não tendo formação ou experiência profissional, dedicou grande parte da sua vida à investigação. Aqueles que estudaram as suas obras concluíram que era admiravelmente bem informado nos principais avanços da anatomia e fisiologia na Europa e América do Norte. D. D. Palmer fundou a Escola Palmer de Quiroprática em Davenport (1897), que continua a ser uma das principais faculdades de Quiroprática da actualidade. A Quiroprática foi apenas um dos vários grupos que surgiram naquela época, juntamente com a Osteopatia, Naturoterapia, Magnetismo, etc. Hoje, é ensinada e praticada em todo o mundo.

Em 1878, Harvey Lilard sentiu algo a estalar no seu pescoço, depois de ter trabalhado numa posição mais forçada. Uns dias mais tarde, ficou surdo. No dia 18 de Setembro de 1895, Harvey Liliard contou a sua história ao Dr. Daniel David Palmer, no mesmo prédio onde o Harvey era porteiro. O Dr. Palmer examinou a coluna vertebral do porteiro e encontrou um alto no sítio onde ele tinha sentido o estalo. Pensando que esse alto era provocado por uma das 24 vértebras que estava fora do seu sítio natural, o Dr. Palmer convenceu o Harvey Liliard em deixá-lo levar essa vértebra à sua posição original. Ele aplicou uma força nesse alto, ouviu-se outro estalido e o alto desapareceu. Uns dias mais tarde, Harvey recuperou a audição e a Quiroprática nasceu deste processo. No entanto, a história do trabalho da coluna remonta aos tempos mais longínquos...

Certas gravuras encontradas em grutas, no sul de França datando de 17500 A.C., mostram que já eram utilizadas formas rudimentares de manipulação. Registos indicam que em 2700 A.C., os chineses usavam a manipulação como terapia. Em 1500 A.C., os gregos tratavam da dor de costas, usando movimentos especiais com as pernas. Desenhos mostrando manipulações para tratar doenças foram-nos deixados por civilizações como os Aztecas, os Toltecas, os Maias, os Oltecas e os Incas. Muitas das práticas antigas de cura já focavam a relação entre o bem estar físico e espiritual.

Hipócrates, 460-340 A.C., Médico grego, ensinou que a cura era um processo de dentro para fora, que existia um poder dentro de todos nós, um espírito vital, que desencadeava o processo natural de cura. Hipócrates, tinha pressentido a importância da coluna vertebral, pois, já afirmava que muitas das afecções do nosso corpo eram causadas por um estado defeituoso da coluna vertebral. A terapia de Hipócrates, foi praticada vulgarmente, durante cinco séculos.

Galién - 160 anos D.C., umas das figuras mais ilustres da história da medicina, originário da Ásia Menor, Médico do Imperador e da Nobreza, cognominado mais tarde "Pai da fisiologia experimental", mencionou os resultados extraordinários obtidos através do tratamento da coluna vertebral.

Mas, foi há mais de cem anos, que Daniel David Palmer, homem com um espírito de pesquisa de observação pouco vulgar, descobriu a relação entre as forças vitais, o sistema nervoso, as vértebras e a expressão da saúde. Palmer concluiu que existe uma Inteligência Inata (o poder recuperador e natural do corpo) que se esforça constantemente por manter o corpo organizado.

Ele também se apercebeu que essa Inteligência Inata utiliza o sistema nervoso para juntar e transmitir a informação necessária, de maneira a assegurar a função correcta das várias partes do corpo.Quiroprática é uma profissão na área de saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações do sistema músculo-esquelético, efeitos destas alterações sobre o sistema nervoso e a saúde em geral. Dá ênfase a tratamentos manuais, incluindo a manipulação e ajustamento vertebral.

Os Quiropráticos sempre usaram métodos naturais ou abordagens de tratamento não invasivos, incluindo tratamentos manuais, métodos físicos, programas de exercício, aconselhamento nutricional, modificação do estilo de vida e outros tipos de educação do paciente.

VIVA MELHOR

Se ainda sofre de dores de costas, hérnia discal, dor ciática, enxaquecas, dor de pescoço ou mãos e pés dormentes...

Encontrou o local certo!

 

Mantenha uma dieta saudável. Nutrientes apropriados permitem que o corpo recupere com mais facilidade.

 

Quiroprática

Palavra formada a partir dos radicais gregos, QUIRO e PRAXIS, que significa praticar com as mãos. Esta profissão enfatiza o poder natural do corpo para se recuperar a si mesmo (homeostase).